segunda-feira, 22 de abril de 2019

ROMANTISMO EM AÇÃO - POESIA



Logo após a independência política do Brasil (1822), nasce o Romantismo brasileiro em busca de uma identidade nacional. O movimento foi tido como  antilusitano e anticilonilista, com forte rejeição à literatura  produzida na época colonial nos moldes  portugueses. A busca dessa identidade resgata o passado histórico, elementos de origem nacional. O período é dividido em três períodos distintos:
- Primeira geração: nacionalista, indianista e religiosa.  Os primeiros românticos são conhecidos como nativistas, devido a forma que retratam os índios vivendo livremente na natureza, num aspecto idealizado. O índio é transformado no símbolo do homem livre e incorruptível. Os poetas que se destacam são: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.
- Segunda geração: é um período marcado pelo mal do século, apresenta egocentrismo irritado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. O tema que fascinou os escritores da segunda geração romântica brasileira foi a morte. Os aspectos mais evidentes deste período é a visão negativa do mundo e da sociedade, onde expressam sua inadequação à realidade. Os poetas que se destacam são: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.
- Terceira geração: esse período desenvolve uma poesia com caráter político e social, é formada pelo grupo condoreiro. Essa geração apresenta estilo grandioso ao tratar de temas sociais diretamente ligado à causa abolicionista e republicana desenvolvendo, assim, a poesia social. O maior representante dessa fase é Castro Alves.
Como podemos perceber, os temas da época do Romantismo ainda são amplamente abordados nos dias atuais, seja na poesia ou na música popular brasileira. Dependendo o gênero musical, os temas se encaixam e cumprem seu cunho social. Uma pesquisa breve nas músicas nos dará a proporção desses temas. Nos mostrará principalmente que as escolas literárias não são imobilizadas no tempo, apenas desenvolvem sua função em cada período em que estão inclusas. Fica evidente que os anseio do povo não mudam, apenas se aprimoram.

Denize e Luciane

Nenhum comentário:

Postar um comentário